Martin, Walter, (Volume 2), Venda Nova/MG, Editora Betânia, 1992.
A palavra seita é advinda do latim clássico e significa secta ( sequi = seguir).Originariamente, refere-se a um grupo que segue um mestre na área política, filosófica ou religiosa. A preocupação com a disseminação de seitas no meio cristão acontece desde a época dos apóstolos.João, Judas e Paulo alertaram ao povo de Deus sobre as vãs filosofias introduzidas na igreja. Na carta ao povo de Colossos,Paulo adverte,sobretudo, sobre o gnosticismo: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." (Colossenses 2:8) .
Se a proliferação de seitas naquele tempo preocupava os apóstolos, atualmente, a situação não é diferente. Inúmeras são as heresias que têm ludibriado milhões de cristãos e não-cristãos do mundo inteiro. Dividido em três volumes, o livro "O Império das Seitas" destina-se a todos àqueles que desejam refutar ,à luz da bíblia, as seitas e os seus principais fundamentos. O volume dois discorre sobre o hinduísmo, islamismo e outras seitas com menos adeptos, que têm crescido vertiginosamente, como a meditação transcendental , rajneesheismo, hare krishna, fraternidade rosacruz, zen-budismo, etc.
A obra é fruto do estudo de Walter Martin , exímio escritor cristão e fundador do Instituto Cristão de Pesquisas (ICP),e aborda as principais seitas não- cristãs através de uma análise histórica e comparativa com as escrituras.
Além de comparar os ensinamentos das seitas com a bíblia, Martin(1992) procura analisar acuradamente as origens e a propagação das seitas pelo mundo;examinando teologicamente os seus principais ensinos e doutrinas.
Em tempos onde o relativismo e o respeito à diversidade são a base do pensamento secular, "O Império das Seitas" torna-se leitura obrigatória para todos os crentes que procuram conhecimentos sólidos para refutar as heresias atuais e conquistar almas para Cristo, reconhecendo que nos últimos tempos " surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:9-12] "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." [2 Timóteo 4:3-4]
segunda-feira, 16 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário