segunda-feira, 14 de julho de 2008
Falem, Quer Ouçam Quer Deixem de Ouvir
Por: Andréa Barboza
Deus tem levantado pessoas para uma difícil e árdua missão, a de falar a verdade ao povo de Deus, assim como fez com Ezequiel: "Ele me disse:"Filho do homem, fique de pé, pois eu vou falar com você." Enquanto Ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs de pé, e ouvi Aquele que me falava. Ele disse: "Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se levantou contra Mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra Mim. O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor. E quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela. E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras... Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora seja uma nação rebelde. Você falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Mas você, filho do homem, ouça o que lhe digo. Não seja rebelde como aquela nação: abra a sua boca e coma o que vou lhe dar." Então olhei, e vi a mão de alguém estendida para mim. Nela estava o rolo de um livro, que ele desenrolou diante de mim. Em ambos os lados do rolo estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais. E ele me disse:"Filho do homem, coma este rolo: depois vá falar à nação de Israel". Eu abri a boca, e ele me deu o rolo para comer. E acrescentou:" Filho do homem coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele". Então eu comi, e minha boca era doce como mel. Depois me disse: "Filho do homem vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras."(Ezequiel 2, 3:1-4).
Analisando o chamado de Ezequiel, vemos que Deus fala conosco, através do seu Espírito para que tenhamos compreensão e entendimento para cumprirmos, com Ele, os seus propósitos. Interessante ressaltar que quando o Espírito Santo habita em nós, ele nos levanta e não nos joga ao chão. "... o Espírito entrou em mim e me pôs de pé". Que Deus nos revele, em sua misericórdia e sabedoria, o que quer nos ensinar.
Ezequiel não foi enviado para falar com povos desconhecidos, ou de outra língua e cultura, ele foi chamado para o seu próprio povo, o povo escolhido de Deus. O Senhor foi bem claro quanto a isso: "Não irá a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, cujas palavras você não conseguiria entender. Certamente, se eu o enviasse, eles o ouviriam. Mas a nação de Israel não vai querer ouvi-lo porque não quer me ouvir, pois toda a nação de Israel está endurecida e obstinada." (Ez 3:6-7). Aqui vemos o zelo de Deus para com os seus amados. Ao incumbir Ezequiel desta missão, Deus foi bem claro em relação a sua responsabilidade: " ... Quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Uma vez que você não o advertiu, ele morrerá pelo pecado que cometeu... porém, você será responsável pela morte dele."(Ez 3:20). "Você falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes... Não seja rebelde como aquela nação", esta é a missão que vem com a advertência de não se deixar influenciar pelos maus caminhos. A missão do verdadeiro cristão é denunciar o estilo de vida dos incrédulos, com o estilo de vida de Cristo. O cristianismo não é apenas uma religião. É um estilo de vida: uma nova forma de agir e de pensar. É ser parecido com Cristo. É a busca da mente de Cristo. Temos a responsabilidade de influenciarmos pessoas através de nossas vidas, anunciando a única Verdade e o único Caminho que leva à Deus, Jesus.
"Abra a sua boca e coma o que vou lhe dar... estava o rolo de um livro ... Filho do homem, coma este rolo: depois vá falar à nação de Israel..." Deus nos ensina pela Sua Palavra (Escritura Sagrada). Em Deuteronômio 8:5 lemos: "Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina." O Verdadeiro evangelho é "Negue-se a si mesmo... Tome a sua cruz e siga-me", ou seja, faça apenas o que Jesus fez e ensinou. O verdadeiro evangelho denuncia o erro, o pecado para que haja o arrependimento e a fé. Só através do arrependimento genuíno poderemos aceitar o favor de Jesus Cristo. É só através dEle que poderemos ser salvos dos nossos próprios pecados.
Através do genuíno arrependimento, aceitamos o genuíno Amor de Deus e, assim, vem o nosso resgate das trevas para a maravilhosa Luz. "...estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais...Então eu comi, e minha boca era doce como mel."Em Provérbios 27: 5-6 , Deus nos revela essa verdade "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos".
"Depois me disse: "Filho do homem vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras". E quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela." Os mensageiros de Deus estão falando, quer ouçam quer deixem de ouvir. David Wilkerson em seu livro "Toca a Trombeta em Sião" faz um estudo das atitudes do rei Acaz (2 Reis16) e da contextualização delas para os nossos dias. Com este estudo percebemos que muitos estão seguindo os passos de Acaz: "...Então o rei Acaz foi a Damasco... e vendo um altar que estava em Damasco, o rei Acaz enviou ao sacerdote a semelhança do altar, e o modelo conforme a sua obra. E Urias, edificou um altar conforme tudo o que o rei Acaz tinha ordenado de Damasco..." (2 Reis 16:10-11)... Um altar diferente, inovador, copiado dos ídolos da Assíria e introduzido na casa de Deus? E os sacerdotes em vez de denunciar este altar pagão, adotaram-no... A voz que se ouve é "Não julguemos mal"... "Mas eles parecem tão crentes. Eles amam a Jesus. Eles falam de Cristo em lugares onde muito poucos podem ir. Eles não têm nada de errado; apenas são diferentes". Acaz era também sincero, mas totalmente errado... ele introduziu no templo um sistema corrompido de adoração. Devemos ir por todo o mundo para ganhar pecadores para Jesus; não para copiar maus caminhos. Nestas coisas o cristão não pode ceder, nem transigir."
A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no Reino de Deus evangelizando-o. A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai (2Co 6.16-18). A igreja de Jesus Cristo, deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra. Deve despertar! Em Ef.5:14 o nosso Senhor nos adverte sobre isso através de Paulo: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará". Que a noiva desperte! Fazendo a diferença no mundo e buscando oferecer a Deus uma vida integra, fiel e persistente para a proclamação do evangelho sem perder sua identidade e propósito ”Faço novas todas as coisas "(Ap 21:5-6) "Que esta novidade de vida seja notória em nós!
Termino dando graças a Deus por homens como Ezequias, o filho de Acaz, que não seguiu os passos de seu pai e retirou do Templo de Deus a "semelhança do altar dos pagãos" e por homens que como Ezequiel, estão falando sem temer, quer ouçam quer deixem de ouvir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário