Autor: Andréa Barboza
O povo de Israel era escravo no Egito e vivia clamando a Deus pela sua libertação. Moisés foi o líder escolhido por Deus para ser o instrumento para a libertação do seu povo:
“Senhor Deus falou com Moisés e Arão no Egito. Ele disse: Este mês será para vocês o primeiro mês do ano. Diga a todo o povo israelita o seguinte: no dia dez deste mês cada pai de família escolherá um carneirinho ou um cabrito para a sua família, isto é, um animal para cada casa. Se a família for pequena demais para comer o animal inteiro, então o dono da casa e o seu vizinho mais próximo o comerão juntos, repartindo-o de acordo com o número de pessoas e a quantidade que cada um puder comer. O animal deverá ser um carneirinho ou um cabrito sem defeito, de um ano. Vocês o guardarão até o dia catorze deste mês, e na tarde desse dia todo o povo israelita matará os animais. Pegarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos. Nessa noite a carne deverá ser assada na brasa e comida com pães sem fermento e com ervas amargas. A carne não deverá ser comida crua nem cozida; o animal inteiro, incluindo a cabeça, as pernas e os miúdos, será assado na brasa. Não deixem nada para o dia seguinte e queimem o que sobrar. Já vestidos, calçados e segurando o bastão, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa de Deus, o Senhor. Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” (Êx 14:1-13) .
A Páscoa é o sacrifício de um cordeiro sem defeito em honra do Senhor Deus, oferecido para a libertação do povo de Deus no Egito. Quando Deus ordenou a Páscoa a Moisés, como festa religiosa que deveria ser mantida para sempre, tinha um propósito pedagógico nisso tudo. Todas as coisa reveladas no Velho Testamento são “sombras” do que há de vir “Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros.” (Hb10:1) Hoje a Páscoa é o Sacrifício do “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”(Jo 1:29). “O sangue nos batentes das portas “ é o Sangue de Jesus Cristo derramado sobre todos os que aceitaram o Seu sacrifício, e assim são Salvos dos seus próprios pecados, pois “agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.”(Rm8:1). O próprio Deus está disposto a perdoar-nos esquecendo de TODAS as nossas transgressões “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta:Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.” (Hb 10:16-18). Porque esta é a vontade do Pai: Disse Jesus: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6:37-40). Apenas Deus pode nos perdoar pelas ofensas feitas a Ele, pois quando pecamos contra alguém, pecamos primeiro contra o Senhor. “Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.” (Tg 4:17), sendo assim quem não peca? A Palavra nos diz que “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.”(Rm 3:23), mas a vitória é esta: “Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo.” (2Tm 1:9). ”Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”(Jo 3:17-18).
“... Quando o Senhor passar para matar os egípcios, verá o sangue ali nos batentes e não deixará que o Anjo da Morte entre nas suas casas para matá-los.” (Êx 14:22-23) O mesmo acontecerá com todos os que agora pertencem a Jesus .”Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.”(1Co 6:11). Ele não deixará que a morte chegue para aqueles que tiverem o Sangue de Cristo em seus corações. Esta morte é a segunda morte que é o julgamento final. “Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus.” (Hb9:27) “Felizes e abençoadas as pessoas que forem incluídas nessa primeira ressurreição, pois a segunda morte não tem poder sobre elas!” (Ap 20:6) “Então Jesus afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo11:25) “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da Salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10:9-13). Então “Irmãos, o que devemos fazer?... Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo.” (Atos 2:37-38)
“O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?”(Lc 9:25). Creia em Cristo Jesus somente e receba a Vida Eterna!
sábado, 2 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário