LEIA

sábado, 2 de maio de 2009

A Janela 10x40

Autor: João Marcos Bonfim

Fontes: http://www.josuemartins.com.br/janela.asp ; http://www.jmm.org.br/ ; http://www.worldchristians.org/espanol/pueblos.htm ; http://www.missaoavante.org.br/ ; http://asia1040.com/html/asia_10_40_windows.html

O Dr. Oswald Smitt pregando no congresso mundial de evangelismo com Billy Graham em Berlim/1962, disse: “Se o propósito de Deus é alcançar o mundo inteiro em missões e Seu desejo é que todo homem O conheça e todo o propósito do Senhor é que toda Terra venha ao Seu conhecimento e você não está interessado em evangelismo e missões, há uma grande probabilidade que você não tenha nascido de novo ainda”.

Um tema que ainda revela um dos maiores desafios à evangelização mundial é a "Janela 10/40", chamamos essa região de Janela 10/40, porque está localizada entre os paralelos 10/40 do globo terrestre, um espaço comparado a uma janela retangular, que se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia.

Dos mais de seis bilhões de pessoas no mundo, cerca de aproximadamente 1.2 a 1.4 bilhões nunca tiveram a chance de ouvir o Evangelho, e mais de 95% dessas vivem dentro da Janela 10/40.

Cerca de 64 países, os mais problemáticos e miseráveis encontram-se nesta faixa de terra. A grande maioria dos povos etnolinguísticos (povos de diferentes línguas e etnias), vivem dentro da Janela 10/40.

É ali que estão algumas megalópoles de hoje, ou seja, cidades com uma grande concentração urbana como Pequim (China), Tóquio (Japão), Calcutá (Índia), Bagdá (Iraque), Bancoc (Tailândia), Meca (Arábia Saudita), Istambul (Turquia) entre outras.

Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.

Acrescentando ao desafio, mais de 90% dos mais pobres e excluídos, as crianças que são mais maltradas e as menos alfabetizadas, vivem nesta região, que tem sido um lugar em que as doenças como: AIDS, tuberculose e malária se espalham violentamente sem tratamento e sem controle.

Essa área é também, a menos acessível a qualquer esforço missionário aberto, tanto devido ao sistema religioso e político antagônico, como pelo modelo de vida e sua localização geográfica.

Dentro da janela 10/40 encontramos três grandes religiões: Hinduísmo, Islamismo e Budismo. Essa é uma seara que se apresenta realmente grande, mas com poucos ceifeiros.

Budismo, Islamismo e Hinduísmo são as três religiões que mais crescem nesses países. Religiões que anualmente têm matado milhares de pessoas e adeptos, por causa das facções existentes entre eles mesmos e da perseguição causada contra os cristãos residentes nessas áreas de risco. Ali ter a liberdade de expressão e adorar ao Deus verdadeiro é quase uma blasfêmia contra as ideologias pregadas pelos líderes dessas religiões.

Na maioria dos países dessa região há falta de receptividade aos cristãos e, em especial, aos missionários que ali atuam. A liberdade religiosa, quando existe, é frágil. Há necessidade de missionários, líderes, pastores e escolas de treinamento para os poucos cristãos existentes. Os crentes precisam ser despertados para uma vida de compromisso com Deus. Há poucos obreiros atuando nos países devido à política de restrições quanto a entrada de missionários. A necessidade de tradução da Bíblia é grande. Os crentes sofrem perseguição e correm risco de vida. A saúde e proteção dos missionários é uma necessidade constante na região chamada de Janela 10/40.

Devemos mobilizar um massivo grupo de oração que focalize a “Janela 10/40” com suas suplicas intercessoras.

Que Deus nos encha de intrepidez, sabedoria e energia para assumirmos a nossa parte nesse grande desafio.

"A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara." (Mateus 9:37-38)

Nenhum comentário: