LEIA

sábado, 2 de maio de 2009

A Igreja em Tiatira

Autor: Andréa Barboza

Tiatira era uma pequena cidade na Ásia Menor, na atual Turquia. Era a menos notável entre as cidades das sete igrejas de Apocalipse. Era famosa por causa dos seus excelentes artífices de bronze, também pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos, além de roupas, artigos de cerâmica, etc.


A igreja de Tiatira ficava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes. Era uma igreja ativa, perseverante e com fé: "Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.", mas apesar de tantas qualidades, era uma igreja apátia diante do perigo da sutileza e da sedução de "Jezebel". “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos." A advertência de Jesus estava na tolerância em relação às novas "ondas de doutrinas" que seduziam a sua igreja, revelando a falta de sabedoria e de discernimento em reconhecer os perigos da "mistura" dos costumes pagãos dentro da igreja, se tornando assim, negligentes quanto ao ensino e permissiveis quanto às práticas. Em Provérbios 14:15 temos esta advertência: "A pessoa simples acredita em tudo, mas quem tem juízo está sempre prevenido." E em Mateus 10:16 "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas."

Jezebel era esposa do Rei Acabe. Ela e Acabe exerciam grande poder e influência no governo de Israell .Com suas doutrinas trouxe desgraça, confusão e aflição para o reino de Israel. Sua presença levou Israel, à adoração a Baal, que era o deus da tempestade. Ela induziu Israel à idolatria e seduziu o seu povo para cometer imoralidade sexual e comer as ofertas sacrificadas a ídolos. (1Reis 16:29-34).

Aqui Jezebel não representa uma pessoa e sim um sistema ou doutrinas erradas de falsos mestres. É o símbolo de corrupção, imoralidade e idolatria. Diante desse perigo a igreja devia e deve resistir a essa prostituição espiritual, repreendendo e rejeitando os falsos mestres (Efésios 5:11; Romanos 16:17-18; Gálatas 1:6-9; Tito 3:10-11). O problema da Igreja de Tiatira era que ela tolerava os ensinamentos de falsos mestres dentro da igreja , deixando que muitos seguissem os seus ensinamentos. Reconheciam os falsos ensinos, mas toleravam por algum motivo (agradar, política ou medo), mas toda infidelidade com o Senhor sob qualquer forma - é prostituição espiritual, idolatria e feitiçaria! Onde havia antigamente uma divisão bem clara entre as falsas doutrinas pagãs e os costumes e ensinos da igreja, houve uma fusão entre elas. Houve uma “mistura”. Ao invés de romper com o culto pagão de Roma e os costumes do seu meio os cristãos incluíram muitas dessas coisas em sua vida de fé.

"Tenho porém contra ti o tolerares...” Hoje a “doutrina de Jezebel” permanece a crescer na igreja de Cristo e muitos não ousam combater estas falsas doutrinas, comportamentos, e práticas. Buscam agradar mais aos homens do que a Deus. Falam que Deus nos chamou para a liberdade mas se esquecem da advertêm de Paulo em 1 Co 9:9 “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.” Por amor a estes devemos evitar essa “liberdade” e seguir o conselho de Paulo em Ts 5:22: ”Abstende-vos de toda aparência do mal.” Mas, infelizmente a luta é grande, pois quando alguém tem a coragem de denunciar estas falsas doutrinas, é acusado de fanatismo, de perturbação da tranqüilidade e até mesmo de sabotagem contra a unidade da igreja de Jesus. É Lamentável! Estão sacrificando e trocando a obediência absoluta à exigência total do padrão e dos ensinos de Jesus no discipulado, pela adaptação a este mundo. Esse é o fermento entre nós, que fermenta tudo. Ele começa com a tolerância consigo mesmo..

O primeiro passo para o arrependimento é que não tentes ocultar o pecado que o Senhor te mostrou, mas lhe dês razão e o confesses a Ele... Assim diz Rm. 8:1: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito". Essa é a nossa posição básica diante de Deus. Temos que nos considerar "crucificados com Ele" (Gl 2:19-20; Rm. 6:6-8).
Nós fomos renovados na posição pela morte na cruz e pela ressurreição de Jesus Cristo, e assim também, tudo em nós precisa ser renovadao - caráter, - ações pensamentos, palavras,- tem que ser dominada pelo Espírito Santo de Deus.e assim testemunharmos essa diferença em nosso viver (2Co 5:17).

Refletindo sobre tudo isso, qual deveria ser a postura de nossas igrejas hoje diante da “doutrina de Jezabel” e a sua posição aos olhos de Deus?

Nenhum comentário: