LEIA

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Igreja em Esmirna

Estudo Bíblico: Igrejas de Apocalipse
Por: Andréa Barboza

Fonte: baseado A Igreja de Esmirna- Prof. João Flávio Martinez


A Cidade de Esmirna era uma cidade comercial na Ásia Menor, rica e bonita. Apesar de rica, a igreja de Esmirna era pobre. Era uma igreja sofrida, perseguida, mas fiel, que exalava um aroma suave e agradável ao Senhor. Mas porque aos olhos de Jesus era rica: "Sei que são pobres, mas, de fato, são ricos". Será que alguém poder ser rico e pobre ao mesmo tempo? Para Deus o valor verdadeiro de uma pessoa, não está em bens materiais, mas na força e na perseverança do amor por Cristo Jesus, tomando-O como exemplo de vida e missão. A medida do nosso amor por Jesus está refletido em nossas ações, buscando fazer a vontade do Pai e assim nos deixando transformar pela ação do Espírito Santo e pela nossa perseverança em fazer a Sua Obra.

Esmirna era uma igreja marcada pelos seus mártires como Policarpo, o pai da igreja, que foi queimado sobre o monte Pagus, além de 1.500 testemunhas de Jesus que foram executadas no mesmo lugar onde Policarpo foi morto, todas ao mesmo tempo, sendo feito o mesmo, depois, com mais 800. Era uma igreja que honrava a Deus através de sua vida de renuncias, perseverança e confiança. Interessante é avaliar que, só conseguimos ser persistentes na obra de Jesus se houver confiança em Deus e em suas promessas. Quem não conhece a Deus, não persiste na luta, pois não consegue ver a vitória nos sofrimentos nem na morte , o que enxergam é fracasso e perdas.

Muitos pensam que, ao aceitarem a Jesus, estarão livres de sofrimentos e provações, essa é uma das "novas doutrinas" ensinadas hoje em dia. Mas a Bíblia nos revela que não é bem assim que acontece, muito pelo ao contrário, as perseguições e as separações começam quando nos tornamos "nova criatura em Cristo Jesus". Jesus nos alertou que a nova vida nEle, nos traria lutas e separações. Lemos isso em Lc 12:51 "Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão”. Muitas vezes, até os da nossa própria família se voltarão contra nós, por não aceitarem nossa decisão por Jesus. Optar por Jesus não é coisa fácil, por isso Ele nos fala da porta estreita que nos leva a Salvação "Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho" Mt 7:13-14. Jesus é a Porta "Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo..." Jo 10:9 Jesus é o Único caminho que pode nos levar a Deus e a Vida Eterna. Mas qual seria a finalidade de tanto sofrimento? A resposta está em:"Rm 5:2-5 "E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu" Felipenses 1:12-27 "Meus irmãos, eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram ajudaram, de fato, o progresso do evangelho... E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo. Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro... Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo"
Será que poderemos nos considerar vitoriosos, nos momentos de perseguição e grande tribulação? "Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele. Agora vocês podem tomar parte comigo na luta. Como vocês sabem, a luta que vocês viram que tive no passado é a mesma que ainda continua" Fp 1:28-30. Porque "Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês." (Mt 5:11-12) "... Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória." (Rm 8:17)
O que Importa realmente para Deus é como agimos em meio as aflições. Tudo o que fazemos revela o que cremos a respeito de Deus, independentemente do que dizemos. O que cremos a respeito de Deus , determina as nossas ações e como vivemos. Acreditemos nas Suas promessas. Ele nos garante consolo, abrigo, vitórias e justiça. Deus pode mudar aquilo que não podemos. Ele nos dará na medida da nossa fé, tudo aquilo que necessitamos, se confiarmos e descansarmos nEle, Ele estará a frente quebrando barreiras e abrindo portas
Pois em nossas ações revelamos quem é Deus para nós.e se O conhecemos realmente, pois "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Fl 4.19). Ser fiel é ser testemunha de Jesus Cristo em meio as aflições e até na morte
A nossa fé deve está relacionada com a ressurreição de Cristo. Esmirna tinha esse consolo pois sabia que a morte não pode mais fazer mal a um vencedor, pois ela foi vencida por Jesus Cristo. Sejamos, pois vencedores em Cristo Jesus!

Nenhum comentário: