Textos e Contextos
MALCOLM, Karen Torjesen. Trad. Lailah Noronha. São Paulo: Vida, 2003,206p.
“A luta feminista, a entrada para o mercado de trabalho e as conquistas legais nos últimos anos, alçou a mulher a uma condição mais digna e participativa na sociedade.
A autora de "Identidade feminina Segundo Jesus", Kari Torjensen Malcom, , discorre sobre algumas questões fundamentais para refletirmos sobre a constituição da identidade feminina.
Com uma linguagem simples e instigante, o livro traça um panorama histórico sobre o papel feminino na sociedade e destaca a vida de mulheres que serviram a Deus e marcaram o seu tempo. Assuntos polêmicos como a acusação de que o apóstolo Paulo seria machista, também são abordados pela autora. São discutidas questões como:A mulher cristã pode abraçar o movimento feminista?, Como eram vistas as mulheres no tempo de Jesus?, Como Jesus tratava as mulheres?, Qual papel das mulheres na igreja primitiva?, Como as mulheres podem encontrar identidade em atividades ministeriais sem prejudicar o patrimônio e os filhos?
Partindo de algumas angústias pessoais, Malcom (2005) buscou a bíblia a fim de enfatizar a importância da mulher na obra de Deus. A partir da leitura, somos capazes de reconhecer o amor do Senhor pela mulher e a importância de cada uma de nós como filhas e servas do Deus vivo.
Através de algumas palavras da autora podemos apreender a idéia central da obra: "Se as mulheres procuram a identidade em papéis, fazem ídolos deles, da carreira, da casa e da família.Nada disso lhes pode dar o que buscam.Somente na trilha estreita para o corpo da montanha, no relacionamento de primeiro amor com Jesus Cristo, a mulher encontra o que procura".
A maior contribuição do livro, é nos incitar a refletir sobre a verdadeira identidade da mulher cristã em qualquer tempo. Se outrora , muitas mulheres eram servas dos seus maridos, hoje muitas são servas do trabalho e do sucesso profissional. Ao contrário do modelo secular, que é inconstante e flexível, a identidade da mulher cristã é permanente, pois somos servas de um Deus que "é o mesmo ontem, hoje e para sempre." (Hebreus 13:8)
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário